CAIXA DE FERRAMENTAS


Na Caixa de Ferramentas você encontrará materiais, orientações e recursos para ampliar os conhecimentos e as competências dos participantes, com o objetivo de ajudar na realização de uma Jornada Pedagógica bastante produtiva.

Estes recursos foram selecionados e elaborados pelas diretorias e coordenações específicas de cada etapa e modalidade da educação, com base nas experiências e necessidades desta nova proposta de Jornada Pedagógica.


Paulo Freire promoveu um ato revolucionário  na educação brasileira ao nos oportunizar o ensino e a aprendizagem por meio de uma abordagem que privilegia a dialética entre o mediador e estudante, conhecido como Método Paulo Freire de Alfabetização de Jovens e Adultos.  Foi o idealizador da Pedagogia da Libertação  no Brasil, e a publicação de sua magistral obra, Pedagogia do Oprimido, nos impulsiona  a pensar  sobre a oferta de educação pública, gratuita e  de qualidade. No nosso atual momento de vida e de educação, cujo cenário é de mudanças latentes, Paulo Freire é um grande pilar para nos orientar quanto às perspectivas de transformações sem perdermos a essência de nossa identificação cultural. A cultura digital presente, provoca a conectividade dos princípios Freirianos com os oprimidos de todo o mundo e precisamos (re) visitar Freire para entender  as categorias desta  evolução constante. Passados mais de 50 anos de início de sua pedagogia política, ainda precisamos continuar o desafio de promover a conscientização dos pobres, dos mais oprimidos, do trabalhador, da trabalhadora.   

A Pré-Jornada aconteceu no período de 1º a 5 de março de 2021 e teve como objetivo sensibilizar e preparar a Rede Estadual para o início do ano letivo de 2020/2021. Além deste ponto, outro objetivo da semana de estudos , foi o planejamento das atividades da Jornada Pedagógica que ocorrerá de 8 a 12 de março de 2021, organizando o início das aulas a partir dos protocolos instituídos pela Secretaria da Educação. Cada Núcleo Territorial de Educação está se organizando para contemplar todas as unidades escolares estaduais dos municípios integrantes, a partir da proposta e das diretrizes apresentadas pela Secretaria da Educação do Estado.

Pensamos as metodologias como importantes diretrizes que orientam os processos de ensino e aprendizagem, não apenas enquanto procedimentos, técnicas ou métodos, mas enquanto um pensamento norteador das ações. As metodologias ativas propõem aos estudantes o estímulo ao seu protagonismo, sua autonomia, que eles busquem soluções para os seus problemas, pesquisem, trabalhem em equipe, se auto-avaliem e usem as tecnologias digitais.

Aqui você vai encontrar Planos de Cursos e Planos de Intervenção. São formulários prontos que auxiliarão no preenchimento dos planos por componentes curriculares do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, bem como de todos os demais detalhes, desde Orientações Didático-Metodológicas até Recursos Didáticos e Referências.

O Ensino Híbrido é uma abordagem pedagógica que combina atividades presenciais e atividades por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS). Existem diferentes propostas de como combinar essas atividades, porém, na essência, a estratégia consiste em colocar o foco do processo de aprendizagem no aluno e não na transmissão de informação que o professor tradicionalmente realiza. (BACICH, NETO e TREVISANI, 2015, P.13)