CEPEE


Os desafios impostos à Educação neste novo século, as demandas da contemporaneidade por uma Escola que dialogue com os interesses das juventudes, aliados a princípios tão caros a essa gestão, movem a Secretaria da Educação do Estado da Bahia a construir ações estratégicas que possam impactar a vida dos baianos e seus territórios.

Nesse sentido, um dos caminhos a serem trilhados é a Educação Integral em Tempo Integral, que se constitui enquanto política pública, com intencionalidade de universalização em todos os territórios baianos.

Lastreado na Lei Federal nº 13.415/2017, nos pareceres do Conselho Estadual de Educação (CEE), nos Plano Nacional e Estadual da Educação (PNE) e (PEE) que tratam da temática, a oferta de tempo integral da Bahia está alicerçada nos propósitos de construção de mudanças que buscam maior engajamento, autonomia, protagonismo e aprendizagem dos estudantes e, claro, ampliando a sintonia com os tempos atuais.

Assim sendo, um desafio se impõe à rede: a construção colaborativa de uma proposta pedagógica, inovadora e consistente, onde o estudante esteja no centro da vida escolar, com estímulo à autonomia, ao protagonismo e à responsabilidade dos jovens em relação a suas escolhas presentes e futuras, cuja formação esteja voltada para a resolução das demandas complexas do cotidiano, aptos a exercer a cidadania, continuar os estudos e/ou atuar no mundo do trabalho.

Para tanto, a Secretaria Estadual da Educação da Bahia se organiza para uma grande mobilização, envolvendo formação de professoras/professores, gestores/gestoras, coordenadores/coordenadoras, articuladores/articuladoras, estudantes, comunidades, e claro, na adequação de espaços pedagógicos de aprendizagens.

Cientes de que o desafio que ora se coloca é uma demanda urgente de todos e todas, a Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação (CEPEE) convida gestores e gestoras, coordenadores pedagógicos e coordenadoras pedagógicas, articuladores e articuladoras, professores e professoras, estudantes e as comunidades das escolas de tempo integral a construir a política de Educação Integral em Tempo Integral na Bahia.

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