ENSINO MÉDIO


Prezados (as) gestores (as), coordenadores (as) pedagógicos (as), professores (as),

É com muita alegria que os (as) recebemos nesse ambiente do Ensino Médio. Sejam muito bem-vindos (as)!

O Ensino Médio, uma das etapas da Educação Básica, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Art. 35, vivencia uma nova configuração amparada pela Lei 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na organização curricular dessa referida etapa. 

No ano de 2020 se iniciou o processo de implementação do novo Ensino Médio em 544 escolas da rede estadual, configurando-se com uma nova arquitetura curricular composta por duas partes, a saber: a Base Nacional Comum Curricular e a Parte Flexível do Currículo composta por 05 (cinco) componentes curriculares: Projeto de Vida, Iniciação Científica, Produção Textual e Eletivas. Desta maneira, as unidades escolares piloto criaram as eletivas, fizeram a programação de professores e iniciaram o ano letivo ofertando o Novo Ensino Médio aos estudantes da 1º Série. 

As demais escolas da Rede Estadual, que iniciariam esse processo em 2021, também com as turmas de 1ª série, necessitaram ajustar o cronograma de implementação devido à situação pandêmica que vivenciamos, o que inviabilizou a formação com os gestores, coordenadores pedagógicos e professores sobre o Novo Ensino Médio. Essas escolas, que não estão no grupo piloto, em 2021, terão um ano de estudos, preparação e formação para o processo de transição curricular que se iniciará em 2022.

 No início do ano letivo de 2020, uma situação atípica e inédita para a maioria de nós aconteceu: fomos surpreendidos pela Pandemia do COVID-19 e obrigados a suspender as aulas e a adotarmos o distanciamento físico e social para proteger as nossas vidas, precisamente a vida dos nossos estudantes e familiares. Chegou agora o momento de iniciarmos o ano letivo e com paciência e resiliência nos adaptarmos as transformações, repensando o nosso agir pedagógico nas unidades escolares, adaptadas aos protocolos da OMS e da Secretaria Estadual da Saúde. Chegou o momento de acolher os nossos estudantes de uma forma especial, pois muitos deles voltarão às aulas com medo, ansiosos, tristes pelas perdas de pessoas queridas.

Nesse contexto, iniciaremos o ano letivo no formato de um continuum pedagógico, de forma remota e, posteriormente, no formato híbrido e presencial, tão logo se estabeleça as condições sanitárias favoráveis.

Conscientes das incertezas impostas pelo atual momento, a SUPED/CEM disponibilizou para a comunidade escolar, Organizadores Curriculares Essenciais, Cadernos de Apoio à Aprendizagem, Salas Centrais (Classroom) elaborados com o objetivo de ajudar professores e estudantes em suas atividades pedagógicas, tanto no momento presencial quanto no momento remoto. Para a produção do referido material pedagógico contamos com a colaboração de alguns professores da nossa rede.

 Desejamos que a Jornada Pedagógica seja um momento de preparação e acolhimento de toda a comunidade escolar,  contribuindo, principalmente, para a garantia das aprendizagens essenciais pelos (as) nossos (as) estudantes, primando sempre pela qualidade da oferta da educação no estado da Bahia.

Um excelente trabalho a todos e todas!

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