ENSINO MÉDIO


Prezados (as) gestores (as), coordenadores (as) pedagógicos, professores (as),

É com muita alegria que os recebemos nesse ambiente do Ensino Médio. Sejam bem-vindos (as)!

O Ensino Médio é uma das etapas da Educação Básica, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Art. 35. Uma nova configuração de Ensino Médio está amparada pela lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na configuração curricular dessa etapa da Educação Básica.

O Secretaria de da Educação (SEC) aderiu ao Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, do Ministério da Educação, via assinatura de termo de compromisso, anexado à portaria nº 649/18 e, também, por meio de adesão de 565 escolas da Rede estadual da Bahia, intituladas escolas-piloto que iniciarão a transição curricular no ano de 2020 com as turmas de 1ª série do Ensino Médio. As demais escolas da rede estadual iniciarão esse processo a partir de 2021, também com as turmas de 1ª série. Para as escolas que não estão no grupo piloto, o ano de 2020 será de estudos, preparação e formação para o início da transição curricular.

O Programa Acolher a Diversidade, como uma iniciativa inovadora e pioneira de promoção de ações e serviços voltados ao enfrentamento a todas as formas de preconceito, discriminação e violação de direitos, visa promover maiores conhecimentos e sensibilização à comunidade escolar sobre as formas de preconceito e discriminação que acontecem na escola gerando profundas dores e marcas nos que são atingidos por atitudes racistas, homofóbicas, sexistas e machistas e assim contribuir para a construção de uma ambiência mais humana, segura e solidária.

A Secretaria disponibilizará um recurso via Fundo de Assistência a Educação (FAED), aqui chamado de FAED pedagógico, para auxiliar as escolas na execução de alguns projetos como o Acolher a Diversidade e a implantação do Novo Ensino Médio nas escolas não-piloto.

Com o objetivo de auxiliá-los quanto ao planejamento da JP, foram disponibilizados, nesse espaço o Documento Orientador para as escolas-piloto do Novo Ensino Médio, orientações para o uso do FAED pedagógico nas ações do projeto Acolher a Diversidade, orientações para o uso do FAED pedagógico específicas referentes ao trabalho a ser desenvolvido nas escolas não piloto, sugestões para o trabalho pedagógico com as unidades curriculares eletivas e as obrigatórias da nova matriz do Ensino Médio para as escolas-piloto.

Um bom trabalho!