PRÉ-JORNADA


A Pré-Jornada aconteceu entre o final de novembro e o início de dezembro de 2019. Cada Núcleo Territorial de Educação se organizou a partir das especificidades da sua Rede para contemplar todas as unidades escolares estaduais dos municípios integrantes, a partir da proposta e das diretrizes apresentadas pela Secretaria da Educação do Estado. 

Os instrumentos propostos pela SEC para a realização da Pré-Jornada visavam a realização e observação dos diagnósticos das realidades territoriais, com vistas ao planejamento dos JP de forma mais eficaz. Os documentos também traziam eixos e sub-eixos de desenvolvimento da Jornada Pedagógica, a partir das necessidades de planejamento da Educação Básica Estadual.

Foram os seguintes eixos de trabalho propostos: Currículo, Avaliação, Formação Continuada e Acompanhamento Pedagógico. O objetivo principal desses eixos é promover a reflexão e o planejamento das ações nas unidades escolares estaduais que contemplem as diretrizes e legislações educacionais, em especial o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), a ser implementada em todo o território nacional.