EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


Em 2020, será comemorado os 120 anos de nascimento de Anísio Teixeira, e para homenagear esse educador, intelectual e pensador social baiano, o governo do Estado da Bahia publicou o Decreto Estadual nº 19.132, de 11 de julho de 2019, instituindo o “Ano Anísio Teixeira”. No bojo dessa celebração, cabe à Secretaria da Educação (SEC) e outros órgãos públicos promover ações que incentive e amplie a divulgação da vida e obra do homenageado. 

A educação pública concebida por Anísio Teixeira, tem como princípio o direito de todos e não um privilégio. Sendo um importante defensor da oferta pelo Estado de uma escola pública gratuita e universal, capaz de formar cidadãos emancipados e conscientes de seu papel social.  Para o educador, a escola não poderia ser uma instituição segregada e especializada de preparo de intelectuais, mas sim um espaço de educação dos trabalhadores comuns, dos qualificados, dos especializados em técnicas de toda ordem e dos trabalhadores da ciência nos seus aspectos de pesquisa, teoria e tecnologia. Ou seja, a escola pública é um local de todos, é um direito! Nada mais justo, portanto, de termos como tema da nossa Jornada Pedagógica de 2020 o “Ano Anísio Teixeira: pela união entre a educação e a vida”.

A partir desse entendimento, disponibilizamos neste documento orientações norteadoras para realização da Jornada Pedagógica de 2020 às unidades escolares ofertantes da Educação Profissional e Tecnológica, ou seja, os Centros Territoriais de Educação Profissional, os Centros Estaduais de Educação Profissional e as Unidades Compartilhadas, que ofertam ensino médio propedêutico e educação profissional.

Desejamos a todos e todas um excelente trabalho!