CONTE


Diante do atual cenário de pandemia, a preservação da vida, o autocuidado e atenção à coletividade se tornaram elementos fundamentais em nossa sociedade. Nesse aspecto, a educação tem importante papel na formação intelectual e cidadã dos estudantes de todo o estado da Bahia, que, em momentos como esse, deve ainda mais ser preservada.

Vinculado a esse espírito de participação, democracia e adaptação a todos os protocolos de segurança, que o colegiado escolar se constitui como importante órgão formado por diversos segmentos da comunidade escolar, juntamente, com a gestão, corpo docente e discente, funcionários e familiares, pode contribuir para o engajamento nos processos pedagógicos da unidade escolar.

Deste modo, por meio da Coordenação de Articulação de Projetos para a Educação, reforça-se a importância do colegiado escolar no estímulo à colaboração, acolhimento e compreensão desta nova conjuntura, garantindo, assim, a autonomia da escola, sem perder de vista suas funções deliberativa, consultiva, avaliativa e mobilizadora. Nada mais oportuno, nesse período de planejamento para o retorno das atividades de maneira remota, contar com a atuação do colegiado na criação de mecanismos de articulação e parceria, inclusive, no incentivo ao uso das novas tecnologias educacionais e ação dialógica com a comunidade externa, fortalecendo maior participação da família na escola.