Apresentação

A Educação do Campo, construída num espaço de lutas dos movimentos sociais e sindicais do campo, é traduzida como uma “concepção político pedagógica, voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com a produção das condições de existência social, na relação com a terra e o meio ambiente, incorporando os povos e o espaço da floresta, da pecuária, das minas, da agricultura, os pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas, indígenas e extrativistas” (CNE/MEC, 2002).

Ao investir na Educação do Campo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia assume o compromisso com uma política especifica que possibilite a universalização do acesso dos povos que vivem e trabalham no/ do campo a uma educação que conduza a emancipação deste segmento da população, num diálogo permanente com os movimentos sociais. O foco das ações está no enfrentamento de dificuldades educacionais históricas, no processo de reconhecimento da identidade das escolas e na construção de um currículo que atenda as especificidades dos povos.

A finalidade da Educação do Campo, portanto, é oferecer uma educação escolar especifica associada à produção da vida, do conhecimento e da cultura do campo e desenvolver ações coletivas com a comunidade escolar numa perspectiva de qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
Professor (a), você tem em mãos o Calendário Temático da Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais. Trata-se de uma ferramenta pedagógica que irá auxiliá-lo (a) no exercício da oferta de uma educação contextualizada para a população do campo em sua diversidade e especificidades socioterritoriais. Sugere-se a utilização do material como fonte orientadora do projeto pedagógico ao longo do ano de 2024, a partir da realização de atividades socioeducativas das diversas áreas do conhecimento tendo como base datas representativas para as sociedades, especialmente, aos povos do campo, das águas e das florestas. Destacam-se momentos que marcam a memória da luta e resistência do povo brasileiro em prol da construção de uma sociedade mais democrática e plural. O calendário também visa fortalecer e celebrar as identidades culturais dos grupos sociais, promovendo nas comunidades escolares o senso de pertencimento e orgulho local, ao trazer à tona a ancestralidade, as lutas e os modos de vida. Dentre as atividades que podem ser realizadas, indica-se a realização de feiras culturais abertas às comunidades, saraus, peças de teatro, apresentações musicais, seminários, mesas de debate, rodas de conversas, além de outras dinâmicas que podem ser postas em prática, conforme a sugestão dos professores, das professoras e dos (as) estudantes. Tendo em vista a adequação das realidades, com respeito à autonomia das comunidades escolares, indica-se que sejam acrescidas datas comemorativas das comunidades atendidas pela unidade escolar do campo. Desde o aniversário das comunidades, o tempo de colheita, as datas ligadas a manifestações religiosas até o aniversário de determinada liderança comunitária. Use a criatividade! As atividades devem ser combinadas em uma metodologia transdisciplinar, alinhada a diversas áreas do conhecimento nas aulas (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e cultura), os (as) estudantes, desta forma, têm a oportunidade de conhecer, adaptar e aplicar conteúdos aprendidos e experiências vividas em uma perspectiva de diálogo e interação para a solução de desafios propostos. Estão disponíveis também os Calendários Temáticos da Educação do Campo de 2022 e 2023, para serem consultados e utilizados, pois cada um deles estão organizados segundo temáticas específicas para o período, contendo as datas e contextos históricos que podem ser utilizados em atividades educativas atualmente. Por fim, almeja-se que essa proposta possa contribuir para o fortalecimento das escolas no/do campo e das comunidades com base em valores coletivos e solidários, e deseja-se um ano de aproveitamento e crescimento pedagógico a todos e todas.

• A importância da escola para os alunos que vivem no campo – Ana Cláudia Santos Pinto e Rosangela Valachinski Gandin
• A concepção de educação para cidadania no contexto da EJA [material de estudo]*
• A escola básica e a educação política para cidadania: provocações para um debate necessário –  Alexsandro Santos
• Democracia e Cidadania na Educação Escolar – Mara Rúbia Bispo Orth; Marina Medeiros e Giovana Pereira
• Educação e Cidadania Reflexões sobre um debate contemporâneo – Luís Fernando Santos Corrêa da Silva e Thiago Ingrassia Pereira
• Educação e-demogracia e-cidadania [material de estudo]*
•Educação para a cidadania democrática: desafios, impasses e perspectivas – Egidiane Michelotto Muzzatto e Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
• Educar para a Cidadania ou para Liberdade – Ivo Tonet

• Cidadania e Democracia desde a Escola – Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação.
• Juventude Camponesa e Políticas Públicas – Laudemir Luiz Zart; Marcia Aparecida de Barros da Cruz e Cristiane Gonçalves Ribeiro                                        • Metodologias Participativas na Educação – Laudemir Luiz Zart (Org.)
• Territorialidades e Territorialização [material de estudo]
• Educação do Campo Formação e Desenvolvimento Comunitário [material de estudo]

• Água e Agroecologia Coleção Transição Agroecológica EMBRAPA [material de estudo]
• Configurações do Campo e Experiências Educacionais [material de estudo]
• Culturas e Práticas Sociais Solidárias Leituras Freirianas [material de estudo]
• Dicionário de Educação do Campo [material de estudo]
• Dossiê Educação do Campo [material de estudo]
• Educação do Campo e Agroecologia [material de estudo]
• Educação do Campo Sujeitos Saberes e Reflexões [material de estudo]
• Educação Rural no Brasil do Ruralismo Pedagógico ao Movimento Por mma Educação do Campo [material de estudo]
• Pedagogia do Movimento Sem Terra [material de estudo]
• Pedagogia Histórico-Crítica e Educação do Campo [material de estudo]
• Principios e Concepções da Educação do Campo [material de estudo]
• Quarto de Despejo [material literário]
• Realidades Brasileiras Teorias e Práticas Sociais Libertadoras [material de estudo]
• Sociologia política da guerra camponesa de Canudos [material de estudo]
• Ação Cultural para a Liberdade – PAULO FREIRE [material de estudo]
• Educação como Prática de Liberdade – PAULO FREIRE [material de estudo]
• Pedagogia do Oprimido – PAULO FREIRE [material de estudo]
• Política e Educação – PAULO FREIRE [material de estudo]

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