Apresentação

Saudamos vocês e a Aprendizagem para a Cidadania, a Liberdade e a Democracia, tema de nossa Jornada Pedagógica 2024. Um novo ano, com novas perspectivas, novas oportunidades, alegrias e esperanças, muita força e determinação de caminharmos em conjunto, vislumbrando novos horizontes na construção de conhecimentos.

O tema da Jornada 2024 nos convoca a diferenciar as categorias cidadania e emancipação humana, reconhecendo que só faz sentido ensinar e aprender para a cidadania se a escola colabora para a emancipação. Esta é uma forma de liberdade ilimitada que abre a perspectiva de autoconstrução infinita para o gênero humano. Nesse sentido, a atividade educativa que queira contribuir para a construção de homens livres deve estar conectada com as possibilidades humanas de emancipar-se e, com isso, abrir possibilidade para mudar os contornos sociais, políticos, econômicos e culturais dos territórios e suas cidades.

As práticas possíveis em educação escolar, para o processo construtivo e educativo da cidadania, da democracia e da liberdade, compreendem ações direcionadas à retomada do processo de hominização e “humanidade partilhada”. Isso implica desenvolver princípios de ética e moral emancipatórias para todos; práticas solidárias, fraternas e compartilhadas; práticas reflexivas e contínuas sobre “cuidar e educar”. Envolve também processo constante e dinâmico do planejamento e gestão educacional na perspectiva dos direitos humanos, da participação, do protagonismo estudantil e docente, da sustentabilidade, da democracia igualitária e da equidade social.

No nosso território baiano, a educação prioriza e visa a garantia dos saberes numa aprendizagem para a cidadania, liberdade e democracia na rede estadual de educação. Desejamos que, nesse contexto de Jornada Pedagógica 2024, os profissionais da educação tenham esse foco e um olhar inclusivo para o aprendizado dos estudantes. Para isso, convidamos a refletir o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), que pretende “assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território baiano, em toda a Educação Básica”. O DCRB será ampliado em cada escola, através da revisão dos Currículos Escolares, dos Projetos Políticos Pedagógicos e dos Planos de Ensino de cada Unidade Escolar para que possamos ter êxito nas nossas práticas pedagógicas no ano de 2024.

Um excelente trabalho para todos\as e um abraço afetuoso!

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