ENSINO MÉDIO
Apresentação
O Ensino Médio, etapa final da educação básica, tem por finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando:
- O prosseguimento de estudos, a preparação básica para o trabalho e para a cidadania;
- Continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se posicionar e decidir sobre ocupações ou aperfeiçoamentos posteriores;
- Desenvolvimento do/a estudante a partir de uma formação ética que promova a autonomia intelectual, o pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos e sócio-históricos dos processos produtivos, da cultura e da ciência.
Em 2017 o ensino médio foi alterado pela Lei Federal nº 13.415 que instituiu os itinerários formativos e reduziu a carga horária da Formação Geral Básica (FGB) para até 1.800 h nas três séries do ensino médio. Por sua vez, frente à esta modificação de gestão do governo federal, o Ministério da Educação lançou um novo Projeto de Lei de nº 5.230/2023, o qual pretende realizar uma nova mudança no ensino médio do país, desta vez com uma proposta de expansão da carga horária de FGB e no lugar dos Itinerários, seriam instituindo Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos com, no mínimo, três áreas do conhecimento.
Frente a este cenário, e cumprindo o quanto dispõe o aparato legal federal para o ensino médio vigente, mas, tendo em vista que esta etapa passará por nova mudança, esta Secretaria Estadual da Educação definiu que todas as 1ª e 2ª séries adotarão o itinerário transdisciplinar que contempla as quatro áreas do conhecimento tanto para a oferta de ensino médio em tempo parcial quanto para o ensino médio em tempo integral. Tal decisão se justifica entendendo que a formação das juventudes, é fundamental para a consolidação e construção do projeto de sociedade e de nação que se sonha e visando realizar uma transição curricular que não impacte negativamente na trajetória dos estudantes, professores ou escolas.
Da mesma forma, conforme a Portaria Estadual nº 522/2023, aborda a necessidade de recuperação e recomposição de aprendizagens, especialmente após impactos sociais e nas aprendizagens dos estudantes em virtude da pandemia. O objetivo é garantir a recuperação e recomposição das aprendizagens com ênfase nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática e a regularização dos indicadores de fluxo.
Assim damos as boas-vindas aos/as gestores/as, coordenadores/as, articuladores/as e professores/as desta comunidade educacional, convidando-os para uma jornada que transcende o ensino convencional, valorizando não apenas o conhecimento acadêmico, mas também a formação de cidadãos conscientes, livres e engajados em fortalecer os pilares da democracia. A Coordenação do Ensino Médio (CEM) setor responsável pelas definições e orientações pedagógicas para este nível, tanto em tempo integral, parcial nos turnos diurno ou noturno, apresentamos instrumentos para toda a Rede estadual de ensino que estão disponíveis neste portal da Jornada Pedagógica 2024.
Aguarde, em breve.
- LEI Nº 9.394/96 – Lei de diretrizes e bases da educação
- Normativos e Legislações dos Temas Integradores da Educação Básica
- Portaria Estadual nº 195/2024 – Institui o Projeto de Sucesso Escolar
- Portaria Estadual nº 190/2024 – Dispõe sobre a sistemática de Avaliação para Aprendizagem na Rede Estadual de Ensino, em todas as ofertas e modalidades da Educação Básica
- Portaria 522/2023 – Gestão das Aprendizagens
- Resolução 192/2022 – Normas para Implementação do Ensino Médio
- Portaria 1.978/2022 – Organização Curricular das Unidades Escolares Estaduais Ensino Médio
- Portaria 1.978/2022 – Organização Curricular das Unidades Escolares Estaduais Ensino Médio – Errata
- Resolução 137/2019 – Normas complementares para a implementação da BNCC
- Portaria 1.432/2018 – Referenciais para elaboração Itinerários Formativos
- Resolução nº3/2018 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
- Resolução nº4/2018 – Base Comum Curricular Ensino Médio
- Lei 13.415/2017 – institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
- Portaria Nº 1.475 – Educa Mais Bahia
Para o ensino médio em tempo parcial, orientamos a escolha dos componentes eletivos a partir da 3ª edição do Catálogo de Eletivas, produzido para o ano de 2024. O referido documento contempla 10 propostas de componentes eletivos, tendo em vista a possibilidade de uma nova mudança no ensino médio e a necessidade de recuperação e recomposição das aprendizagens, pauta prioritária para a construção do planejamento pedagógico. Portanto, neste ano letivo as unidades escolares devem escolher entre as seguintes eletivas:
Linguagens e Suas Tecnologias:
• Eu Escritor;
• Práticas Investigativas e Produções Científicas;
• Laboratório de Redação;
• Na Trilha da Comunicação;
• Literatura Afro-Diaspórica;
Matemática e Suas Tecnologias:
• 1 + 1? É mais que 2!;
• EDUCACRED: uma matemática financeira 100 segredos;
• Descolonizando a Matemática;
• Pensamento Computacional – Pensar e Decompor;
• Jogos matemáticos
Observação: A 1ª e a 2ª edição do Catálogo de Eletivas não será referenciado para o ano letivo de 2024.
Aguarde, em breve.
Cadernos de apoio a aprendizagem
• Língua Portuguesa 1ª Série – I Unidade
• Língua Portuguesa 1ª Série – II Unidade
• Língua Portuguesa 1ª Série – III Unidade
• Língua Portuguesa 2ª Série – I Unidade
• Língua Portuguesa 2ª Série – II Unidade
• Língua Portuguesa 2ª Série – III Unidade
• Língua Portuguesa 3ª Série – I Unidade
• Língua Portuguesa 3ª Série – II Unidade
• Língua Portuguesa 3ª Série – III Unidade
• Língua Inglesa 1ª Série – I Unidade
• Língua Inglesa 1ª Série – II Unidade
• Língua Inglesa 1ª Série – III Unidade
• Língua Inglesa 2ª Série – I Unidade
• Língua Inglesa 2ª Série – II Unidade
• Língua Inglesa 2ª Série – III Unidade
• Língua Inglesa 3ª Série – I Unidade
• Língua Inglesa 3ª Série – II Unidade
• Língua Inglesa 3ª Série – III Unidade
• Educação Física 1ª Série – I Unidade
• Educação Física 1ª Série – II Unidade
• Educação Física 1ª Série – III Unidade
• Educação Física 2ª Série – I Unidade
• Educação Física 2ª Série – II Unidade
• Educação Física 2ª Série – III Unidade
• Educação Física 3ª Série – I Unidade
• Educação Física 3ª Série – II Unidade
• Educação Física 3ª Série – III Unidade
• Matemática 1ª Série – I Unidade
• Matemática 1ª Série – II Unidade
• Matemática 1ª Série – III Unidade
• Matemática 2ª Série – I Unidade
• Matemática 2ª Série – II Unidade
• Matemática 2ª Série – III Unidade
• Matemática 3ª Série – I Unidade
• Matemática 3ª Série – II Unidade
• Matemática 3ª Série – III Unidade
• Sociologia 1ª Série – I Unidade
• Sociologia 1ª Série – II Unidade
• Sociologia 1ª Série – III Unidade
• Sociologia 2ª Série – I Unidade
• Sociologia 2ª Série – II Unidade
• Sociologia 2ª Série – III Unidade
• Sociologia 3ª Série – I Unidade
• Sociologia 3ª Série – II Unidade
• Sociologia 3ª Série – III Unidade
• Iniciação Científica – Física – 1ª Série – I Unidade
• Iniciação Científica – Física – 1ª Série – II Unidade
• Iniciação Científica – Física – 1ª Série – III Unidade
• Iniciação Científica – Química – 1ª Série – I Unidade
• Iniciação Científica – Química – 1ª Série – II Unidade
• Iniciação Científica – Química – 1ª Série – III Unidade