EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Apresentação

A Jornada Pedagógica além de ser um espaço de planejamento e formação inicial e permanente, é também um momento de aperfeiçoamento dos processos educacionais e profissionais de toda a comunidade escolar. 

Durante esse período é preciso pensar e repensar a caminhada e a necessidade de atualização de práticas e conteúdos, debater e refletir sobre o que pode ser feito enquanto profissionais de educação, para melhorar as relações e integrações com e entre os/as estudantes. 

No contexto da Educação Profissional e Tecnológica, a Jornada Pedagógica, que neste ano de 2025 trabalhará com o tema: “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”, oportunizará um espaço de diálogo sobre as melhores formas de abordar trabalho, educação, ciência, tecnologia e sociedade, humanização e profissionalismo, buscando contribuir com a formação de profissionais cada vez mais qualificados e humanizados para atuar no mundo do trabalho, vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos Territórios de Identidade e suas cadeias produtivas, em consonância com as demandas da contemporaneidade. 

Com as bases da política pública estadual, a educação profissional e tecnológica possibilita a materialização de uma rede estadual ampla e diversificada, presente em todos os Territórios de Identidade da Bahia, em unidades específicas, como os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, mas também em unidades compartilhadas que tem como objetivo a oferta de uma educação pública inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada comprometida com o desenvolvimento do nosso estado, mas também com as expectativas das nossas juventudes. 

Assim, a divulgação e a transcrição e os estudos dos textos normativos que orientam a Educação Profissional e Tecnológica da Bahia, tornam-se imprescindíveis para apoiar as ações de toda a comunidade educacional, sobretudo diante das alterações trazidas à LDB pela Lei 14.945/24 no que tange ao Ensino Médio, compreendendo o currículo em que a formação geral básica e formação técnica

profissional se constituem como um todo, indissociável e articulado entre si na perspectiva da compreensão da escola como um espaço de valorização das diversidades, de reflexão do mundo do trabalho e de consolidação de projetos de vida das nossas estudantes e dos nossos estudantes. 

Ficam, então, todos/as os/as gestores/as de Educação Profissional e Tecnológica, Coordenadores/as Pedagógicos/as, Professores/as, Equipe técnica e administrativa, enfim, todos/as os/as profissionais da educação, convidados à leitura dos textos e a participar de forma cada vez mais efetiva do desafio que é a democratização da Educação Profissional e Tecnológica como agente transformador da realidade social.

Materiais de apoio

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