EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Apresentação
A Jornada Pedagógica além de ser um espaço de planejamento e formação inicial e permanente, é também um momento de aperfeiçoamento dos processos educacionais e profissionais de toda a comunidade escolar.
Durante esse período é preciso pensar e repensar a caminhada e a necessidade de atualização de práticas e conteúdos, debater e refletir sobre o que pode ser feito enquanto profissionais de educação, para melhorar as relações e integrações com e entre os/as estudantes.
No contexto da Educação Profissional e Tecnológica, a Jornada Pedagógica, que neste ano de 2025 trabalhará com o tema: “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”, oportunizará um espaço de diálogo sobre as melhores formas de abordar trabalho, educação, ciência, tecnologia e sociedade, humanização e profissionalismo, buscando contribuir com a formação de profissionais cada vez mais qualificados e humanizados para atuar no mundo do trabalho, vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos Territórios de Identidade e suas cadeias produtivas, em consonância com as demandas da contemporaneidade.
Com as bases da política pública estadual, a educação profissional e tecnológica possibilita a materialização de uma rede estadual ampla e diversificada, presente em todos os Territórios de Identidade da Bahia, em unidades específicas, como os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, mas também em unidades compartilhadas que tem como objetivo a oferta de uma educação pública inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada comprometida com o desenvolvimento do nosso estado, mas também com as expectativas das nossas juventudes.
Assim, a divulgação e a transcrição e os estudos dos textos normativos que orientam a Educação Profissional e Tecnológica da Bahia, tornam-se imprescindíveis para apoiar as ações de toda a comunidade educacional, sobretudo diante das alterações trazidas à LDB pela Lei 14.945/24 no que tange ao Ensino Médio, compreendendo o currículo em que a formação geral básica e formação técnica
profissional se constituem como um todo, indissociável e articulado entre si na perspectiva da compreensão da escola como um espaço de valorização das diversidades, de reflexão do mundo do trabalho e de consolidação de projetos de vida das nossas estudantes e dos nossos estudantes.
Ficam, então, todos/as os/as gestores/as de Educação Profissional e Tecnológica, Coordenadores/as Pedagógicos/as, Professores/as, Equipe técnica e administrativa, enfim, todos/as os/as profissionais da educação, convidados à leitura dos textos e a participar de forma cada vez mais efetiva do desafio que é a democratização da Educação Profissional e Tecnológica como agente transformador da realidade social.
- Resolução CNE CP – Nº 1 – 5 de Janeiro de 2021 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica
- Resolução CNE CEB 002 – 15 de Dezembro de 2020 – Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
- Decreto 6.437, de 23 de maio de 1997 – Institui as Caixas Escolares
- Lei 14.133, de 1° de abril de 2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos
- Lei 14.634, de 28 novembro de 2023 – Licitações – Estado da Bahia
- Portaria SEC 1.395 – Regulamento de Licitações e Contratos
• Caderno de Orientações Educação Profissional e Tecnológica 2024
• Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – 4ª edição
• Itinerário de Formação Técnica Profissional
• Modelo de Instrumento de Divulgação Pós Evento
• Modelo de Laboratório Específico
• Modelo de Plano de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica
• Modelo de Roteiro Para Eventos
• Orientação Para Elaboração de Roteiros de Visitas Técnicas e Eventos
• Orientações Gerais Para Elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
• MODELO – Roteiro Projeto de Estágio Civil
• MODELO – Planilha de Movimentação Seguro Estágio
• Apresentação Plano de Ação
• MODELO – Formulário de Alteração / Inclusão de Ações – FIA/FAA
• Modelo de Plano de Ação – Execução Financeira