Pular para o conteúdo

Educação Ambiental – Sustentabilidade ODS

A Lei Estadual n°12.056/2011 define a Educação Ambiental como o conjunto de processos permanentes e continuados de formação individual e coletiva para a sensibilização, reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, atitudes e hábitos que fortaleçam a relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que integra. 

Nesse sentido, a inclusão de discussões sobre questões socioambientais durante a Jornada Pedagógica contribui para uma compreensão integrada do ambiente em suas múltiplas e complexas relações. Tais discussões devem envolver aspectos históricos, ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos, consolidando o papel da escola como um espaço privilegiado para a formação de uma consciência crítica, transformadora e emancipatória.

Além disso, diante das emergências climáticas e dos desafios ambientais, torna-se indispensável fortalecer práticas educativas que articulem o enfrentamento da degradação ambiental e dos problemas sociais. Essas práticas devem estimular o aumento de conhecimentos, a mudança de valores e atitudes, bem como o aperfeiçoamento de habilidades essenciais para promover maior integração e harmonia entre os indivíduos e o meio ambiente.

Ao adotar como tema da Jornada Pedagógica 2025 a “Educação Sustentável, Inovadora e que Cuida das Aprendizagens na Bahia”, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual da Educação, reafirma seu compromisso com a sociobiodiversidade, os saberes dos povos e comunidades tradicionais, o meio ambiente e a inovação, possibilitando a articulação entre os aspectos global, nacional, territoriais e locais.

Nesta seção, professor/professora, você encontrará materiais que ajudarão na formulação de repertórios pedagógicos que, principalmente, visam fortalecer as aprendizagens por meio de uma educação contextualizada. 

O objetivo é promover reflexões e ações, desde a elaboração e implementação de projetos pelos estudantes, baseados em problemas reais do território, passando pelo estímulo à participação, o protagonismo, a educação entre pares, o controle social, a cultura de paz e a sustentabilidade socioambiental. Esse fazer pedagógico e, portanto, coletivo será fortalecido pela consolidação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas.

Desejamos a todas e todos uma excelente Jornada Pedagógica!

Materiais de apoio