Educação Digital

Educação Digital e a Inteligência Artificial (IA)

BNCC Computação e Educação Digital: Promovendo Soberania e Justiça Social na Bahia

A Jornada Pedagógica 2026 da rede pública estadual da Bahia, sob o tema “Aprendizagem como Promotora da Soberania e da Justiça Social na Bahia”, reconhece a educação como o pilar fundamental para a construção de um futuro mais justo e autônomo. Em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia, a Educação Digital e a Inteligência Artificial (IA) tornam-se áreas cruciais para garantir que nossos estudantes sejam cidadãos ativos, críticos e produtores de conhecimento, e não meros consumidores de tecnologia.

Aprender a pensar computacionalmente, entender os princípios da IA e utilizar as mídias de forma ética e cidadã são competências que reforçam o caráter emancipatório da aprendizagem. Isso garante que nossos jovens possam participar plenamente e com criticidade da sociedade contemporânea, diminuindo as desigualdades educacionais e fortalecendo a produção de narrativas locais. Além disso, considerando que o mundo do trabalho envolverá crescentemente a IA, a apropriação dessas tecnologias é um direito dos estudantes em sua formação. 

A soberania na era da IA não é apenas uma questão de fronteiras físicas, mas de domínio sobre os dados e a tecnologia que moldam a sociedade. Exige que o Estado invista na formação de profissionais  capazes de desenvolver e auditar soluções de IA nacionais, reduzindo a dependência de empresas transnacionais e impulsionando usos e criação de tecnologia para o bem comum. 

Ao consolidar um ecossistema interno de conhecimento e desenvolvimento, o Brasil se move de um consumidor passivo de IA para um agente ativo, capaz de construir sua própria infraestrutura de dados e algoritmos, garantindo que a agenda nacional de desenvolvimento seja o principal motor da transformação digital.

Recursos essenciais para você, educador/a

Para apoiar você, educador(a), nesta missão, a Secretaria da Educação preparou um ecossistema completo de recursos, ferramentas e formações, disponíveis nesta seção do site.

1 – Diretrizes e Diagnóstico

  • Orientações para uso de IA na Rede Estadual: documento que estabelece diretrizes para professores e gestores sobre o uso ético e pedagógico da IA, enfatizando a reflexão crítica, vieses algorítmicos e o bem-estar da comunidade escolar.
  • Saberes Digitais Docentes: Ferramentas elaboradas pelo MEC para apoiar sua jornada, incluindo o Referencial de Saberes Digitais Docentes e um instrumento de Autodiagnóstico, essenciais para identificar potenciais e pontos de melhoria.
 

   2 – Comunidade e Formação Continuada

  • Comunidade de Prática IA na Educação: Um ambiente seguro e colaborativo para compartilhar experiências (o que funciona e o que não funciona), testar novas ferramentas e elaborar planos de aula inovadores integrados à BNCC Computação. É um espaço dedicado ao desenvolvimento do olhar crítico sobre a tecnologia.
  • Formações em IA (AVAMEC): Uma curadoria de cursos desenvolvidos por diversas instituições, com perspectivas variadas sobre o imbricamento entre IA e Educação, disponíveis para sua qualificação profissional.
 

   3 – Assistentes de IA para Planejamento de Aulas

Selecionamos e desenvolvemos assistentes inteligentes para otimizar seu tempo e qualificar o planejamento pedagógico:

  • Tutor IA / PIÁ: Assistente criado pela coordenação da Cátedra UNESCO de TIC na Educação.
  • Planos de Aula por WhatsApp: Assistente ágil elaborado pela equipe da Nova Escola.
  • Assistente de Educação Profissional: Ferramenta específica criada pela equipe da Secretaria da Educação.
  • Acompanhatec: Ferramenta de apoio ao acompanhamento pedagógico.
 

   4 – Inspirações: planos de aula com/sobre IA

Para inspirar sua prática em sala de aula, disponibilizamos coleções de planos de aula prontos para uso ou adaptação:

  • Planos de Aula Cátedra UNESCO: 17 planos produzidos pela equipe especialista em TIC na Educação.
  • Planos de Aula Nova Escola: 10 planos focados no uso de IA com os estudantes.
  • Planos de Aula Educamídia: 6 planos dedicados à Educação Midiática e IA, fomentando a leitura crítica da informação.
 

   5 – Curadoria especializada 

  • Ferramentas de IA: conjunto de ferramentas selecionadas pelo grupo de pesquisa IA@ESCOLA/Cátedra UNESCO, presidida pela Dra. Rosa Vicari.
  • Documentos de referência: coleção de documentos da UNESCO, da OCDE e de outras organizações que estão na linha de frente das pesquisas na área.
 

Convidamos vocês a explorar estes materiais, fazer parte da nossa Comunidade de Prática e fazer da Educação Digital uma poderosa promotora da Soberania e da Justiça Social em nosso estado. 

Uso pedagógico de dispositivos móveis

As Orientações para o Uso de Dispositivos Móveis Para a Rede Estadual da Bahia tem como objetivo regular e orientar o uso de dispositivos móveis nas escolas públicas e privadas, garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma pedagógica, equilibrada e responsável. A iniciativa busca minimizar impactos negativos, fortalecer a aprendizagem e proteger o bem-estar dos estudantes, promovendo um ambiente escolar mais produtivo e focado no desenvolvimento integral dos estudantes.

Webinários – MEC

MEC realiza webinários para auxiliar as redes de ensino e famílias no processo de implementação da Lei 15.100/2025, para aprofundar o debate sobre a importância do uso responsável e seguro dos celulares no ambiente escolar.

Uso de dispositivos móveis Orientações para a Rede Estadual da Bahia
Guia para as escolas Conscientização para o uso de celulares na escola
Guia para as Redes Conscientização para o uso de celulares na escola
Guia para as famílias Celulares e escola: um diálogo que também precisa acontecer em casa

Ativação do Chip do tablet

Orientações para ativação do chip do tablet​

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

© 2025 | SEC - Todos os direitos reservados à Secretaria da Educação do Estado da Bahia