Apresentação

A política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no estado da Bahia, para o ano de 2024, está fundamentada nas definições curriculares nacionais e construções pedagógicas adotadas pela rede estadual de ensino. Com foco na aprendizagem, formação humana, qualificação permanente, reconhecimento dos saberes adquiridos e nas experiências vivenciadas na prática, buscamos promover uma educação socialmente referenciada.

Ao adotar essa perspectiva, a modalidade busca garantir o acesso e a permanência à educação, abordando as aprendizagens adquiridas, com base em princípios sociais e do mundo do trabalho. Essa abordagem é realizada considerando as diversas realidades territoriais e histórias de vida dos sujeitos. O tempo humano é considerado base significativa para o planejamento, a implementação e o acompanhamento do percurso educativo, reafirmando a diversidade existente nos 27 Territórios de Identidade.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) parte do pressuposto que educar é um ato dinâmico, de movimento de ideias, corpos e de lugares. Trata-se de um processo que transcende fronteiras e estabelece diálogos entre a realidade local, os contextos situacionais e as aprendizagens cotidianas. Cria-se, assim, a oportunidade de lançar novos olhares sobre as diretrizes educacionais que direcionam métodos e práticas pedagógicas, desde a sua concepção, ação formativa, relação com o mundo do trabalho e a integralidade do sujeito. Este enfoque não apenas desafia as convenções tradicionais, mas também estabelece um ambiente educacional que nutre a autonomia e a participação ativa de trabalhadores(as) estudantes. 

A Educação de Jovens e Adultos é um direito assegurado por lei, que possui identidade própria e atendimento educacional diferenciado. Estrutura-se por meio de cursos regulares e exames de certificação, garantida por legislação vigente: 

Resolução CEE nº 53, de 26 de março de 2018 (BAHIA, 2018)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996)
Resolução nº 43, de 14 de julho de 2014 (BAHIA, 2014)
Resolução CEE nº 239, de 12 de dezembro de 2011 (BAHIA, 2011)
Resolução CNE/CEB nº 3, de 15 de julho de 2010 (BRASÍLIA, 2010)
Parecer CNE/CEB nº 6, de 7 de abril de 2010 (BRASÍLIA, 2010)
Constituição Federal de 1988 (CONSTITUIÇÃO BRASIL, 1988)

A base legal da Educação de Jovens e Adultos (EJA) reúne importantes documentos direcionadores para a compreensão sobre a modalidade, sua implementação e oferta a ser disponibilizada nas redes de ensino. A partir da base legal, também são construídos percursos pedagógicos relevantes para a aprendizagem dos(as) estudantes de maneira significativa, própria, inclusiva e acessível. Tal iniciativa contribuirá para fortalecer a formação humana integral de homens e mulheres diversos, trabalhadores e trabalhadoras, pretos, pretas, pardos e indígenas na Bahia, LGBTQIAPN+, povos tradicionais, do campo, quilombola, dos centros urbanos, seja da periferia, itinerante, pessoas com deficiência, em situação de rua, de restrição ou privação de liberdade, considerando, inclusive, sua territorialidade, na integralização dos princípios constitucionais, especialmente os da dignidade da pessoa humana e da equidade.

A ação EJA em Movimento é uma iniciativa conduzida pelo coletivo da EJA, que transcende sua designação institucional para pensar novas formas de atuação e mobilização. Representa uma abordagem analítica de reflexão-ação que não apenas mobiliza indivíduos, mas impulsiona o dinamismo de ideias e concepções. Esse movimento se configura como uma ação pedagógica intencional, visando romper fronteiras, desconstruir paradigmas e potencializar vivências, fomentadas pela rede de saberes, trocas e mediações.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é constituída pelo pilar fundamental da Educação Popular. Por essa razão, é preciso que a EJA esteja em movimento, buscando ocupar e sanar as lacunas deixadas pelo processo educacional. Deste modo, EJA em Movimento é uma iniciativa importante no Plano de Ação da Secretaria da Educação, ampliando as oportunidades educacionais desde a alfabetização até o Ensino Médio, especialmente, aos estudantes que estão inseridos no mundo do trabalho. Nesse contexto, a proposta atua em duas vertentes:

a) Ampliação da oferta de ensino (Tempo Formativo);
b) Expansão das Unidades Certificadoras para a realização dos Exames de certificação, regularização de vida escolar e aproveitamento de estudos, via Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

O projeto de Alfabetização tem como referência e, é parte integrante da oferta educacional Tempo Formativo, guardando a mesma concepção e organização curricular, garantindo o acesso e a continuidade na educação básica. Assim, a alfabetização, como primeira etapa da educação básica, requer a compreensão de que se trata da garantia do direito à alfabetização plena, que vai além do processo de ler e escrever a palavra, mas processo de ler o mundo. 

Como Projeto permite entre outras estratégias:

  • O fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos, por meio do Regime de Colaboração entre Estado, Municípios e Sociedade Civil Organizada;
  • A promoção da Educação de Jovens e Adultos, com qualidade socialmente referenciada, assegurando matrícula nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, garantindo-lhes a continuidade dos estudos;
  • Formação de professores das redes  municipal e estadual, através da UNEB, com atuação na perspectiva da educação popular.

Assim, mesmo tendo a característica de programa que permite ir além da rede estadual, pela sua organização e estrutura poderá fortalecer a EJA educação básica nas redes municipais e apoiar entidades da sociedade civil organizada, cumprindo o seu papel de indutor de ações educacionais no território baiano.

 

Catálogo de Eletivas
A Educação de Jovens e Adultos (Jaqueline Ventura / UFF)
• Perspectivas Pedagógicas: o audiovisual em diálogo com a EJA                                                                                                                                                                            • Plano de curso EJA – Exemplo                                                                                                                                                                                                                                       • Plano de curso EJA 

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