Apresentação
Prezado/a gestor/a, coordenador/a pedagógico/a, professor/a,
Sejam bem-vindos/as para mais um ano letivo!
O Ensino Médio, etapa final da educação básica, tem por finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando:
– O prosseguimento de estudos, a preparação básica para o trabalho e para a cidadania;
– Continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se posicionar e decidir sobre ocupações ou aperfeiçoamentos posteriores;
– Desenvolvimento do/a estudante a partir de uma formação ética que promova a autonomia intelectual, o pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos e sócio-históricos dos processos produtivos, da cultura e da ciência.
Em 2017 o ensino médio foi alterado pela Lei Federal nº 13.415 que instituiu os itinerários formativos e reduziu a carga horária da Formação Geral Básica (FGB) para até 1.800 h nas três séries do ensino médio. Por sua vez, frente à esta modificação de gestão do governo federal, o Ministério da Educação lançou um novo Projeto de Lei de nº 5.230/2023, o qual pretende realizar uma nova mudança no ensino médio do país, desta vez com uma proposta de expansão da carga horária de FGB e no lugar dos Itinerários, seriam instituindo Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos com, no mínimo, três áreas do conhecimento.
Frente a este cenário, e cumprindo o quanto dispõe o aparato legal federal para o ensino médio vigente, mas, tendo em vista que esta etapa passará por nova mudança, esta Secretaria Estadual da Educação definiu que todas as 1ª e 2ª séries adotarão o itinerário transdisciplinar que contempla as quatro áreas do conhecimento tanto para a oferta de ensino médio em tempo parcial quanto para o ensino médio em tempo integral. Tal decisão se justifica entendendo que a formação das juventudes, é fundamental para a consolidação e construção do projeto de sociedade e de nação que se sonha e visando realizar uma transição curricular que não impacte negativamente na trajetória dos estudantes, professores ou escolas.
Da mesma forma, conforme a Portaria Estadual nº 522/2023, aborda a necessidade de recuperação e recomposição de aprendizagens, especialmente após impactos sociais e nas aprendizagens dos estudantes em virtude da pandemia. O objetivo é garantir a recuperação e recomposição das aprendizagens com ênfase nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática e a regularização dos indicadores de fluxo.
Assim damos as boas-vindas aos/as gestores/as, coordenadores/as, articuladores/as e professores/as desta comunidade educacional, convidando-os para uma jornada que transcende o ensino convencional, valorizando não apenas o conhecimento acadêmico, mas também a formação de cidadãos conscientes, livres e engajados em fortalecer os pilares da democracia. A Coordenação do Ensino Médio (CEM) setor responsável pelas definições e orientações pedagógicas para este nível, tanto em tempo integral, parcial nos turnos diurno ou noturno, apresentamos instrumentos para toda a Rede estadual de ensino que estão disponíveis neste portal da Jornada Pedagógica 2024.
TEMPO PARCIAL
Para o ensino médio em tempo parcial, orientamos a escolha dos componentes eletivos a partir da 3ª edição do Catálogo de Eletivas, produzido para o ano de 2024. O referido documento contempla 10 propostas de componentes eletivos, tendo em vista a possibilidade de uma nova mudança no ensino médio e a necessidade de recuperação e recomposição das aprendizagens, pauta prioritária para a construção do planejamento pedagógico. Portanto, neste ano letivo as unidades escolares devem escolher entre as seguintes eletivas:
Linguagens e Suas Tecnologias:
• Eu Escritor;
• Práticas Investigativas e Produções Científicas;
• Laboratório de Redação;
• Na Trilha da Comunicação;
• Literatura Afro-Diaspórica;
Matemática e Suas Tecnologias:
• 1 + 1? É mais que 2!;
• EDUCACRED: uma matemática financeira 100 segredos;
• Descolonizando a Matemática;
• Pensamento Computacional – Pensar e Decompor;
• Jogos matemáticos
Observação: A 1ª e a 2ª edição do Catálogo de Eletivas não será referenciado para o ano letivo de 2024.
• Lei Federal 14.945 de 31 de Julho de 2024
• Subsídios para a revisão das diretrizes curriculares – Documento em versão final com aprovação do GTI
• Portaria Estadual nº 195/2024 – Institui o Projeto de Sucesso Escolar
• Portaria Estadual nº 190/2024 – Dispõe sobre a sistemática de Avaliação para Aprendizagem na Rede Estadual de Ensino, em todas as ofertas e modalidades da Educação Básica
• Projeto de Lei 5.230/2023 – Reformula o Ensino Médio
• Portaria 522/2023 – Gestão das Aprendizagens
• Resolução 192/2022 – Normas para Implementação do Ensino Médio
• Portaria 1.978/2022 – Organização Curricular das Unidades Escolares Estaduais Ensino Médio
• Portaria 1.978/2022 – Organização Curricular das Unidades Escolares Estaduais Ensino Médio – Errata
• Resolução 137/2019 – Normas complementares para a implementação da BNCC
• Portaria 1.432/2018 – Referenciais para elaboração Itinerários Formativos
• Resolução nº3/2018 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
• Resolução nº4/2018 – Base Comum Curricular Ensino Médio
• Lei 13.415/2017 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional
• Portaria 903 – Oferta de Regularização de Fluxo Escolar
• Língua Portuguesa 1ª Série – I Unidade
• Língua Portuguesa 1ª Série – II Unidade
• Língua Portuguesa 1ª Série – III Unidade
• Língua Portuguesa 2ª Série – I Unidade
• Língua Portuguesa 2ª Série – II Unidade
• Língua Portuguesa 2ª Série – III Unidade
• Língua Portuguesa 3ª Série – I Unidade
• Língua Portuguesa 3ª Série – II Unidade
• Língua Portuguesa 3ª Série – III Unidade
• Língua Inglesa 1ª Série – I Unidade
• Língua Inglesa 1ª Série – II Unidade
• Língua Inglesa 1ª Série – III Unidade
• Língua Inglesa 2ª Série – I Unidade
• Língua Inglesa 2ª Série – II Unidade
• Língua Inglesa 2ª Série – III Unidade
• Língua Inglesa 3ª Série – I Unidade
• Língua Inglesa 3ª Série – II Unidade
• Língua Inglesa 3ª Série – III Unidade
• Arte 1ª Série – I Unidade
• Arte 1ª Série – II Unidade
• Arte 1ª Série – III Unidade
• Arte 2ª Série – I Unidade
• Arte 2ª Série – II Unidade
• Arte 2ª Série – III Unidade
• Arte 3ª Série – I Unidade
• Arte 3ª Série – II Unidade
• Arte 3ª Série – III Unidade
• Educação Física 1ª Série – I Unidade
• Educação Física 1ª Série – II Unidade
• Educação Física 1ª Série – III Unidade
• Educação Física 2ª Série – I Unidade
• Educação Física 2ª Série – II Unidade
• Educação Física 2ª Série – III Unidade
• Educação Física 3ª Série – I Unidade
• Educação Física 3ª Série – II Unidade
• Educação Física 3ª Série – III Unidade
• Matemática 1ª Série – I Unidade
• Matemática 1ª Série – II Unidade
• Matemática 1ª Série – III Unidade
• Matemática 2ª Série – I Unidade
• Matemática 2ª Série – II Unidade
• Matemática 2ª Série – III Unidade
• Matemática 3ª Série – I Unidade
• Matemática 3ª Série – II Unidade
• Matemática 3ª Série – III Unidade
• Biologia 1ª Série – I Unidade
• Biologia 1ª Série – II Unidade
• Biologia 1ª Série – III Unidade
• Biologia 2ª Série – I Unidade
• Biologia 2ª Série – II Unidade
• Biologia 2ª Série – III Unidade
• Biologia 3ª Série – I Unidade
• Biologia 3ª Série – II Unidade
• Biologia 3ª Série – III Unidade
• Química 1ª Série – I Unidade
• Química 1ª Série – II Unidade
• Química 1ª Série – III Unidade
• Química 2ª Série – I Unidade
• Química 2ª Série – II Unidade
• Química 2ª Série – III Unidade
• Química 3ª Série – I Unidade
• Química 3ª Série – II Unidade
• Química 3ª Série – III Unidade
• História 1ª Série – I Unidade
• História 1ª Série – II Unidade
• História 1ª Série – III Unidade
• História 2ª Série – I Unidade
• História 2ª Série – II Unidade
• História 2ª Série – III Unidade
• História 3ª Série – I Unidade
• História 3ª Série – II Unidade
• História 3ª Série – III Unidade
• Geografia 1ª Série – I Unidade
• Geografia 1ª Série – II Unidade
• Geografia 1ª Série – III Unidade
• Geografia 2ª Série – I Unidade
• Geografia 2ª Série – II Unidade
• Geografia 2ª Série – III Unidade
• Geografia 3ª Série – I Unidade
• Geografia 3ª Série – II Unidade
• Geografia 3ª Série – III Unidade
• Sociologia 1ª Série – I Unidade
• Sociologia 1ª Série – II Unidade
• Sociologia 1ª Série – III Unidade
• Sociologia 2ª Série – I Unidade
• Sociologia 2ª Série – II Unidade
• Sociologia 2ª Série – III Unidade
• Sociologia 3ª Série – I Unidade
• Sociologia 3ª Série – II Unidade
• Sociologia 3ª Série – III Unidade
• Filosofia 1ª Série – I Unidade
• Filosofia 1ª Série – II Unidade
• Filosofia 1ª Série – III Unidade
• Filosofia 2ª Série – I Unidade
• Filosofia 2ª Série – II Unidade
• Filosofia 2ª Série – III Unidade
• Filosofia 3ª Série – I Unidade
• Filosofia 3ª Série – II Unidade
• Filosofia 3ª Série – III Unidade
• Iniciação Científica – Física – 1ª Série – I Unidade
• Iniciação Científica – Física – 1ª Série – II Unidade
• Iniciação Científica – Física – 1ª Série – III Unidade
• Iniciação Científica – Química – 1ª Série – I Unidade
• Iniciação Científica – Química – 1ª Série – II Unidade
• Iniciação Científica – Química – 1ª Série – III Unidade