Apresentação
Os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional foram criados pelo Decreto Estadual Nº 11.355/2008, e possuem uma estrutura administrativa diferenciada das demais unidades escolares estaduais sendo composta por Diretor, Vice-Diretor Administrativo-Financeiro, Vice-Diretor Técnico-Pedagógico e o Vice-Diretor de Articulação com o Mundo do Trabalho. Essa estrutura foi regulamentada pela Portaria Nº 8.676/09.
A Rede Estadual de Estadual de Educação Profissional e tecnológica tem como objetivo consolidar e ampliar a oferta da educação profissional em consonância com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios baianos, promovendo a inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho:
- Ampliando e democratizando o acesso a educação profissional por meio cursos de técnicos de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada, públicos e gratuitos.
- Fortalecendo a inclusão educacional por meio da educação profissional para trabalhadores e populações tradicionalmente excluídas do acesso à educação profissional.
- Garantindo o desenvolvimento dos jovens para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho, por meio da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio subseqüentes.
- Assegurando a escolaridade aos que não puderam efetuar os estudos na idade regular, por meio de cursos de educação profissional integrados à elevação da escolaridade nos níveis fundamental e médio, em articulação com ações federais e estaduais voltadas à promoção de trabalho, emprego e renda.
- Ampliado o acesso à educação integral por meio da educação profissional
• Caderno de Orientações Educação Profissional e Tecnológica 2024
• Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – 4ª edição
• Itinerário de Formação Técnica Profissional
• Modelo de Instrumento de Divulgação Pós Evento
• Modelo de Laboratório Específico
• Modelo de Plano de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica
• Modelo de Roteiro Para Eventos
• Orientação Para Elaboração de Roteiros de Visitas Técnicas e Eventos
• Orientações Gerais Para Elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
• MODELO – Roteiro Projeto de Estágio Civil
• MODELO – Planilha de Movimentação Seguro Estágio
• Apresentação Plano de Ação
• MODELO – Formulário de Alteração / Inclusão de Ações – FIA/FAA
• Modelo de Plano de Ação – Execução Financeira
• A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação – expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos
• Artigo Resistir é preciso fazer, não é preciso fazer
• Avaliação da Educação Profissional e tecnológica – um campo em construção
• Cadeiras disciplinantes e currículos indisciplinados
• Cooperação e colaboração federativas na educação profissional e tecnológica – Lucília Machado
• Curadoria de objetos educacionais digitais
• Currículo do Ensino Médio e BNCC
• Dicionário de avaliação educacional
• Ebook desafios da política educacional para o ensino médio e para a qualificação profissional no Brasil
• Ebook Educação Profissional – territórios e resistências – diálogos com Paulo Freire
• Educação na contra-mão da democracia
• Guia de apoio trabalho docente em ept e pedagogia da alternância
• Juventudes, novo ensino médio e itinerários formativos – o que propõem os currículos das redes estaduais
• O currículo integrado e a pedagogia da alternância – contribuições para a formação integral do sujeito
• O Proeja e a reforma do ensino médio
• Proeja entre desafios e possibilidades
• Reforma do Ensino Médio
• Trabalho como princípio educativo – Demerval Saviani