• Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Escolar Quilombola
• DECRETO Nº 4.887, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2003 – Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
• LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003 – Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências
• LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010 – Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003
• RESOLUÇÃO Nº 8, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica
• Conhecimentos tradicionais, ensino de história e desenvolvimento: educação escolar quilombola em debate – Leandro Santos Bulhões de Jesus e Patrícia de Barros Marques. • Golpes na História e na Escola – O Brasil e a América Latina no século XX-XXI – André Roberto de A. Machado e Maria Rita de Almeida Toledo (Organizadores)
• Os Quilombolas: Democracia e culturalismo como respeito à diferença – Andreia Aparecida D‟Moreira Arruda.
• Educar para a cidadania ou para a liberdade – Ivo Tonet
• A cor dos subintegrados e a omissão do constitucionalismo: entre reconhecimento e inclusão das comunidades quilombolas – Paulo Fernando Soares Pereira
• Cidadania e democracia desde a escola – Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação
• Projeto Político-Pedagógico das Escolas Quilombolas: princípios formativos e orientações – Ana Paula dos Santos
• Cidadania e Democracia – Auschwitz Institute for the Prevention of Genocide and Mass Atrocities
• A necessária revisão do conceito de cidadania – Clovis Gorczevski
• Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie
• Uma história feita por mãos negras-Zahar – Beatriz Nascimento
• Educação Escolar Quilombola – Chico Nascimento Mangoleji
• Livro Didático sob olhar antirracista – Sandra Tonhote Sousa
• Mulheres, raça e Classe – Angela Davis
• O Pequeno Príncipe Preto – Rodrigo França
• Olhos d’Água – Conceição Evaristo
• Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro
• Quarto de Despejo – Maria Carolina de Jesus
• Quem Tem Medo do Feminismo Negro – Djamila Ribeiro
• Racismo estrutural – Silvio Almeida
A Educação de Povos e Comunidades Tradicionais
Lei 12.288 – Estatuto da Igualdade Racial
Cartilha direitos das religioes afrobrasileiras
Exu nas Escolas
Pedagogia de Terreiro no Ano letivo 2024.1
(Vídeo) Silvio Almeida analisa Contos dos Orixás
(Vídeo) Orixás em quadrinhos
A Educação de Povos e Comunidades Tradicionais
História Dos Ciganos No Brasil – Rodrigo Teixeira
Contextos Existenciais E Culturais: A Identidade Romani Pela Filosofia Cigana
Produção Social dos Sentidos em Processos Interculturais de Comunicação e Saúde: a apropriação das políticas públicas da saúde para ciganos no Brasil e em Portugal – Aluizio De Azevedo Silva Junior
ANTICIGANISMO: Os Ciganos Na Europa E No Brasil – Frans Moonen
Quantas pedras no meio do caminho?
Filhos do Vento: Da invisibilidade ao reconhecimento do Dia Municipal da Etnia Cigana, LEI Nº 2.422/2018, Itabuna-Bahia
A Educação de Povos e Comunidades Tradicionais
Pedagogia do Movimento Sem Terra
Sim, eu posso alfabetizar a Bahia
Sim, eu posso – Governo da Bahia e UNEB
Catálogo bibliográfico
Acervo Cartográfico
Fundos de Pasto – Organização Política e Território – Franklin Plessmann de Carvalho
Fundos de Pasto – Nosso jeito de viver no sertão (Lago do Sobradinho)
Fundos de Pasto – Nosso jeito de viver no sertão (Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas)