Apresentação
A Educação Escolar Indígena nasce da diversidade, autonomia e liberdade de pensar o mundo, valores e significados de cada um dos povos indígenas: populações que inventaram livremente um modo de viver e pensar. As sociedades indígenas, reconhecendo o papel a ser cumprido na reconstrução e afirmação de uma identidade, buscam garantir o direito à educação e nessa busca, percebem a necessidade de reorganizar a manutenção dos territórios através de um modelo de educação voltada para o desenvolvimento local sustentável na perspectiva do bem viver. Esse novo modelo de educação tem como objetivo superar o Etnocídio educativo e possibilitar novos meios de sobrevivência humana para os povos indígenas, a ser consolidado através de formas modernas de educação ainda em construção.
Nessa perspectiva nasce a Educação Escolar Indígena na Bahia, respaldada numa concepção de educação enquanto processo de constituição e fortalecimento de uma educação específica, intercultural e diferenciada, respaldada pelo Território Etnoeducacional Yby Yara, nova configuração da política educacional indígena que busca efetivar uma educação escolar indígena de qualidade, respondendo às necessidades educacionais e às especificidades socioculturais dos 16 povos da Bahia, atendidos nos 102 espaços educativos indígenas.
• Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 4ª edição
• Parecer CEB013/2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena
• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Volume 3 – 1998
• Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas
• Resolução N°07 – Diretrizes Curriculares Ensino Fundamental de 09 anos
• Resolução Nº5, de 22 de Julho de 2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica
• A Educação de Povos e Comunidades Tradicionais
• Educação escolar indígena resistência ativa e diálogos interculturais – Clelia Neri Côrtes
• Educação intercultural direitos, desafios e propostas de descolonização e de transformação social no Brasil – Gersem José dos Santos Luciano
• Escolarização Indígena, Cultura e Educação – Patrícia Regina Ciaramello
• Protagonismo Indígena na História – Organizadores: Fábio Feltrin de Souza e Luisa Tombini Wittmann • Tecendo Saberes Indígenas na Escola Caminhos para uma Política Pública de Formação de Professores e Professoras Indígenas no Território Etnoeducacional – Yby Yara
Catálogo bibliográfico
Acervo Cartográfico
Fundos de Pasto – Organização Política e Território – Franklin Plessmann de Carvalho
Fundos de Pasto – Nosso jeito de viver no sertão (Lago do Sobradinho)
Fundos de Pasto – Nosso jeito de viver no sertão (Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas)
A Educação de Povos e Comunidades Tradicionais
História Dos Ciganos No Brasil – Rodrigo Teixeira
Contextos Existenciais E Culturais: A Identidade Romani Pela Filosofia Cigana
Produção Social dos Sentidos em Processos Interculturais de Comunicação e Saúde: a apropriação das políticas públicas da saúde para ciganos no Brasil e em Portugal – Aluizio De Azevedo Silva Junior
ANTICIGANISMO: Os Ciganos Na Europa E No Brasil – Frans Moonen
Quantas pedras no meio do caminho?
Filhos do Vento: Da invisibilidade ao reconhecimento do Dia Municipal da Etnia Cigana, LEI Nº 2.422/2018, Itabuna-Bahia
A Educação de Povos e Comunidades Tradicionais
Pedagogia do Movimento Sem Terra
Sim, eu posso alfabetizar a Bahia
Sim, eu posso – Governo da Bahia e UNEB