Apresentação
A Educação do Campo, construída num espaço de lutas dos movimentos sociais e sindicais do campo, é traduzida como uma “concepção político pedagógica, voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com a produção das condições de existência social, na relação com a terra e o meio ambiente, incorporando os povos e o espaço da floresta, da pecuária, das minas, da agricultura, os pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas, indígenas e extrativistas” (CNE/MEC, 2002). Ao investir na Educação do Campo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia assume o compromisso com uma política especifica que possibilite a universalização do acesso dos povos que vivem e trabalham no/ do campo a uma educação que conduza a emancipação deste segmento da população, num diálogo permanente com os movimentos sociais. O foco das ações está no enfrentamento de dificuldades educacionais históricas, no processo de reconhecimento da identidade das escolas e na construção de um currículo que atenda as especificidades dos povos. A finalidade da Educação do Campo, portanto, é oferecer uma educação escolar especifica associada à produção da vida, do conhecimento e da cultura do campo e desenvolver ações coletivas com a comunidade escolar numa perspectiva de qualificar o processo de ensino e aprendizagem. |
• DECRETO 7352 de 4 de Novembro de 2010 – Política de Educação do Campo e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
• Normativas da Educação do Campo – Cartilha CEC
• Parecer CEE Nº 130-2021 – Diretrizes da Pedagogia da Alternância no Sistema Estadual de Ensino
• Resolução CEE nº 63-2021 – Diretrizes da Pedagogia da Alternância no Sistema Estadual de Ensino
• Resolução CEE Nº 103 de 28 de setembro de 2015 – Oferta da Educação do Campo no Sistema Estadual de Ensino da Bahia
• Resolução CNE CEB 1 de 3 de Abril de 2002 – Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo
• Resolução Nº 2 de 28 de Abril de 2008 – Desenvolvimento de Públicas de atendimento da Educação Básica do Campo
• A importância da escola para os alunos que vivem no campo – Ana Cláudia Santos Pinto e Rosangela Valachinski Gandin
• A concepção de educação para cidadania no contexto da EJA [material de estudo]*
• A escola básica e a educação política para cidadania: provocações para um debate necessário – Alexsandro Santos
• Democracia e Cidadania na Educação Escolar – Mara Rúbia Bispo Orth; Marina Medeiros e Giovana Pereira
• Educação e Cidadania Reflexões sobre um debate contemporâneo – Luís Fernando Santos Corrêa da Silva e Thiago Ingrassia Pereira
• Educação e-demogracia e-cidadania [material de estudo]*
•Educação para a cidadania democrática: desafios, impasses e perspectivas – Egidiane Michelotto Muzzatto e Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
• Educar para a Cidadania ou para Liberdade – Ivo Tonet
• Cidadania e Democracia desde a Escola – Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação.
• Juventude Camponesa e Políticas Públicas – Laudemir Luiz Zart; Marcia Aparecida de Barros da Cruz e Cristiane Gonçalves Ribeiro • Metodologias Participativas na Educação – Laudemir Luiz Zart (Org.)
• Territorialidades e Territorialização [material de estudo]
• Educação do Campo Formação e Desenvolvimento Comunitário [material de estudo]
• Água e Agroecologia Coleção Transição Agroecológica EMBRAPA [material de estudo]
• Configurações do Campo e Experiências Educacionais [material de estudo]
• Culturas e Práticas Sociais Solidárias Leituras Freirianas [material de estudo]
• Dicionário de Educação do Campo [material de estudo]
• Dossiê Educação do Campo [material de estudo]
• Educação do Campo e Agroecologia [material de estudo]
• Educação do Campo Sujeitos Saberes e Reflexões [material de estudo]
• Educação Rural no Brasil do Ruralismo Pedagógico ao Movimento Por mma Educação do Campo [material de estudo]
• Pedagogia do Movimento Sem Terra [material de estudo]
• Pedagogia Histórico-Crítica e Educação do Campo [material de estudo]
• Principios e Concepções da Educação do Campo [material de estudo]
• Quarto de Despejo [material literário]
• Realidades Brasileiras Teorias e Práticas Sociais Libertadoras [material de estudo]
• Sociologia política da guerra camponesa de Canudos [material de estudo]
• Ação Cultural para a Liberdade – PAULO FREIRE [material de estudo]
• Educação como Prática de Liberdade – PAULO FREIRE [material de estudo]
• Pedagogia do Oprimido – PAULO FREIRE [material de estudo]
• Política e Educação – PAULO FREIRE [material de estudo]
Catálogo bibliográfico
Acervo Cartográfico
Fundos de Pasto – Organização Política e Território – Franklin Plessmann de Carvalho
Fundos de Pasto – Nosso jeito de viver no sertão (Lago do Sobradinho)
Fundos de Pasto – Nosso jeito de viver no sertão (Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas)
A Educação de Povos e Comunidades Tradicionais
Pedagogia do Movimento Sem Terra
Sim, eu posso alfabetizar a Bahia
Sim, eu posso – Governo da Bahia e UNEB
A Educação de Povos e Comunidades Tradicionais
História Dos Ciganos No Brasil – Rodrigo Teixeira
Contextos Existenciais E Culturais: A Identidade Romani Pela Filosofia Cigana
Produção Social dos Sentidos em Processos Interculturais de Comunicação e Saúde: a apropriação das políticas públicas da saúde para ciganos no Brasil e em Portugal – Aluizio De Azevedo Silva Junior
ANTICIGANISMO: Os Ciganos Na Europa E No Brasil – Frans Moonen
Quantas pedras no meio do caminho?
Filhos do Vento: Da invisibilidade ao reconhecimento do Dia Municipal da Etnia Cigana, LEI Nº 2.422/2018, Itabuna-Bahia